Coaching 101 ou Grupos
É provável que o mundo, hoje, seja mais igualitário e menos machista do que aquele que eu vivi no início da minha vida profissional. Mas quando vejo mulheres bem sucedidas – advogadas, parlamentares, juízas – sendo mortas por seus companheiros, concluo que o nosso país ainda tem muito que evoluir.
Agora mesmo, na mídia, tem campanha para esclarecer o que é “violência contra a mulher”. Porque, para grande parte de nós, mulheres, essa violência é “normal”. A gente cresce lidando com pais violentos, tapas, gritos, humilhações. Cresci ouvindo que “lugar de mulher é na cozinha”, que “mulher no volante é perigo constante” e outras abominações. Daí, virei dona do meu próprio negócio antes de fazer 30 anos e descobri que a discriminação contra a mulher é ainda mais forte no mundo corporativo. Mulheres bonitas são recrutadas para apresentar produtos em feiras, com roupas justas e decotadas. São contratadas também para fazer o “atendimento” de clientes do sexo masculino. Sempre com muita discrição.
Enfim: construir carreira profissional de sucesso, liderar uma equipe engajada, conquistar a confiança e o respeito de seus liderados… São coisas que mulher precisa brigar sempre muito mais para conseguir do que qualquer homem.
Felizmente, nos dias de hoje muitos homens esclarecidos militam pelos direitos de mulheres. Eu conheço alguns, pessoalmente. Outros, reconhecem e praticam a igualdade entre os sexos dividindo as tarefas domésticas com suas companheiras. Mas isso ainda não é a regra. Temos que ser persistentes e vigilantes.
Quando era jovem li um livro chamado “Complexo de Cinderela”. Ele explicava como e porque, mulheres do mundo inteiro, se autossabotam, frustrando as próprias carreiras profissionais. É um mecanismos psicológico: a mulher deseja o sucesso mas, no seu inconsciente, não acredita que merece tê-lo. Fiquei muito impressionada na época. E me lembrava do livro sempre que encarava uma dificuldade na minha vida profissional ou pessoal. Hoje, eu sei que o Complexo de Cinderela não é determinismo. Mas precisa ser combatido. Porque se o sucesso profissional é difícil para qualquer um, será ainda mais desafiador para uma mulher que cresceu sendo discriminada e hostilizada.
Se você:
- Vive dividida entre vida profissional, família e maternidade.
- Se sente culpada quando precisa se dedicar um pouco mais na profissão e igualmente culpada quando problemas familiares te obrigam a se afastar do trabalho.
- Vive protelando seus sonhos.
- Fica insegura para apresentar algo em público.
- Tem dificuldade para obter resultados de sua equipe.
- Tem dificuldade para expor suas ideias ou propor mudanças.
- Acha complicado reivindicar novas oportunidades dentro da empresa onde trabalha.
- Não consegue ter visão de futuro profissional.
CONTE COM AJUDA PARA PEQUENAS MELHORIAS OU GRANDES MUDANÇAS!
QUANDO OU POR QUE CONTRATAR
- Aconselhamento sobre que tipo de carreira seguir.
- Orientação sobre como se preparar para ter mais sucesso na vida profissional.
- Eliminar dúvidas e inseguranças.
- Conquistar mais liberdade para tomar (e assumir) as próprias decisões.
- Superar dificuldades no trabalho (chefia, equipe, estagnação etc).
- Criar coragem para promover mudanças consistentes.
- Aceitar as próprias limitações e botar foco nos pontos fortes.
- Desenvolver método e disciplina para alcançar algum objetivo.
- Ter insights para fazer um upgrade na vida pessoal ou profissional.
COMO É FEITO:
Funciona assim: a gente bate um primeiro papo, sem compromisso, de meia hora para se conhecer e você me explica o que espera conseguir como resultado.
Se a gente concordar que vale a pena tocar em frente, agendamos uma conversa semanal de até uma hora. O objetivo? Te empoderar.
Eu vou fazer muitas perguntas e vou ajudar você a analisar os vários ângulos de cada situação. A ideia é permitir que você perceba coisas que te ajudem a enfrentar aquilo que você decidir que vale a pena ser enfrentado.
Enfim: se você ficou interessada, me manda um WhatsApp (11-94223-3600) e vamos agendar nosso bate papo. Desde que a Pandemia do Covid 19 começou, o atendimento vem sendo feito todo por chamada de vídeo, o que tem até facilitado os contatos pois elimina problemas de trânsito, deslocamento etc.
Me liga!